top of page
  • Whatsapp
img8439.jpg

Análise Reichiana

concha2.png

     A Análise Reichiana é uma abordagem terapêutica, que atua nos níveis psicológico, corporal e bioenergético, no qual Corpo e Mente formam um sistema integrado. É uma abordagem holística, interdisciplinar e relacional.

     Para Reich as disfunções psico-emocionais estão sempre associados às disfunções corporais (anátomo-fisiológicos), que se traduzem em tensões musculares ou falta de tônus muscular que podem bloquear a nossa energia e nossa potência de vida, perpetuando nossos bloqueios emocionais, e trazendo somatizações ao corpo. 

     A terapia com abordagem na Análise Reichiana utiliza várias ferramentas e exercícios ativadores (actings), que trabalham o corpo e a psiquê a partir da relação com o terapeuta para criar uma nova plasticidade neurológica. Ou seja, a experiencia terapêutica ajuda a criar um novo caminho neurológico que permite ressignificar as reações  automáticas de medo, bloqueios, condicionamientos, somatizações, etc. Desta forma se restabelece o fluxo bioenergético,  que permite que se liberem as barreiras emocionais, cognitivas, energéticas, orgânicas e sexuais.

 

     As seções  são semanais com uma hora de duração. O trabalho vem sempre associado ao trabalho verbal psicodinâmico, fundamentado na teoria psicoanalítica freudiana. 

Um mapa diagnóstico sistêmico e integral é desenhado a partir do contexto histórico individual e familiar, passando pelas fases evolutivas de vida, pela leitura corporal e caracterológica da personalidade. Este mapa dinâmico serve de bússola para navegar na relação terapêutica e para a escolha mais precisa da ferramenta corporal a ser utilizada.

bottom of page